Header Ads

7 Formas naturais para desentupir o nariz

 Existem algumas formas caseiras e eficazes para desentupir o nariz




Também conhecido como congestão nasal, o nariz entupido ocorre quando os vasos sanguíneos do nariz ficam inflamados ou quando há excesso de produção de muco, dificultando a respiração. Esta situação pode ser causada por gripes, resfriados, sinusite ou alergias respiratórias e, geralmente, desaparece sozinho em cerca de 1 semana.

O nariz entupido não apresenta risco a saúde, e não é recomendado comprar descongestionantes nasais na farmácia sem orientação ou prescrição médica. Antes de utilizar algum descongestionante, saiba algumas medidas caseiras que podem ajudar a desentupir o nariz:


1 - Lavar o nariz com solução salina morna

O lavador nasal remove o excesso de muco e secreções dos seios nasais, ajudando a desentupir o nariz. Além disso, como a mistura possui sal, permite eliminar bactérias que podem estar piorando a produção de secreções. Como pode causar um ligeiro desconforto, o lavador normalmente não é usado por crianças, sendo mais prático para adultos. Este dispositivo deve ser colocado junto de uma das narinas, de forma a inserir a água com sal e deixar sair o líquido pela outra narina, arrastando mucosidades e impurezas presentes nas vias nasais.


2 - Inalar vapor com eucalipto

A inalação com vapores não provoca qualquer desconforto e, por isso, pode ser usada em crianças sob supervisão de um adulto. O vapor fluidifica as secreções e o eucalipto é descongestionante, ajudando a desentupir o nariz. 

Para fazer a inalação basta colocar 3 gotas do óleo essencial de eucalipto em uma tigela com cerca de 500 mL de água fervente e inalar o vapor durante cerca de 5 minutos, colocando uma toalha de banho sobre a cabeça, para o vapor ficar aprisionado.


3 - Tomar um banho quente

Durante o banho quente, o vapor ajuda a deixar o muco nasal mais fluido e mais fácil de ser expelido, reduzindo assim o desconforto do nariz entupido. 


4 - Beber 2 a 3 litros de água por dia

A água é muito importante para manter as secreções mais fluídas e fáceis de eliminar, mesmo que mais nenhuma técnica seja utilizada. Além disso, pode se também tomar chás, principalmente aqueles com propriedades descongestionantes, como o eucalipto ou a hortelä, por exemplo. 


5 - Consumir alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é uma substância muito conhecida por estimular o sistema imune e torná-lo mais forte, o que permite ao corpo se recuperar mais rápido de gripes e resfriados, que são as principais causadores do nariz entupido.


Alguns dos alimentos que podem ser ingeridos incluem abacaxi, laranja, limão ou tangerina, por exemplo.


6 - Umidificar o ambiente

Umidificar o ar com bacias de água pela casa, ou com o próprio umidificador elétrico, ajuda a deixar os tecidos das vias respiratórios mais hidratados e menos irritados, aliviando o desconforto e facilitando a remoção das secreções. 


7 - Usar toalha quente com hortelã

A toalha quente e úmida com o chá de hortelã sobre o rosto alivia os sintomas de nariz entupido por ser um expectorante natural, ou seja, ajuda a liberar o catarro e o muco que causa incômodo. 

Tecnologia do Blogger.