Header Ads

Câncer de tireoide: os 7 principais sintomas dessa doença

Saiba as funções da tireoide no corpo humano e quais são os principais sintomas de câncer dessa importante glândula.



A Tireoide tem um formato de borboleta e fica localizada na região do pescoço, logo abaixo do pomo-de-adão. Esta glândula tem um papel muito importante no organismo, sendo um dos principais órgãos reguladores do metabolismo, produzindo importantes hormônios.

Os principais hormônios que a tireoide produz são o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).

Apesar da sua importância para o funcionamento do nosso corpo, a tireoide é muito pequena, pesando no máximo 25g.


Estes hormônios, calibram o gasto energético e a temperatura do corpo, interferindo na função de diversos órgãos e influenciando no funcionamento geral do nosso corpo.

Tanto a baixa produção de hormônios pela glândula (hipotireoidismo) quanto a produção excessiva(hipertireoidismo), podem resultar em distúrbios nos indivíduos acometidos.

Uma tireoide doente pode causar problemas como hipertensão, mau funcionamento dos rins, distúrbios no crescimento de crianças e até infertilidade nas mulheres.

Um problema não muito comum, mas gravíssimo, é o câncer de tireoide, uma doença grave que, além de desestabilizar a funcionalidade da glândula, pode levar a óbito de forma rápida.


Nosso site considera importante fornecer esse tipo de informação, e neste artigo listaremos os sete principais sintomas do câncer na tireoide para você ficar atento.


Sete sintomas de câncer de tireoide

O primeiro e mais notável indicativo de que uma tireoide não está bem é a alteração em seu tamanho, porque, quando acometida por algum problema, essa glândula primeiramente incha e fica aparente no pescoço.

Porém, além do inchaço, existem outros sintomas menos comuns que podem ser confundidos com sintomas de outras doenças.


Saiba quais são estes sintomas e fique atento:


1 - Dificuldade para engolir

2 - Glândulas inchadas, mas não doloridas (íngua), no pescoço 

3 - Dificuldade para respirar, às vezes comparada a puxar o ar por um canudo

4 - Rouquidão ou outras alterações vocais

5 - Tosse constante, sem motivo aparente, que não é causada por um resfriado

6 - Vermelhidão sem explicação no rosto 

7 - Dor que inicia na região anterior do pescoço e sobe até os ouvidos



É importante ressaltar que, além de apresentar sintomas como os listados acima, o câncer da tireoide pode agir silenciosamente, sendo detectado apenas em estágios mais avançados.

Os tratamentos para esta doença, que geralmente são bem-sucedidos, incluem cirurgia, terapia hormonal, radioterapia, iodo radioativo, e em alguns casos, quimioterapia.

Além de câncer, o que esses sintomas podem indicar?

Para alívio de todos, os sintomas que apresentamos raramente indicam câncer na tireoide.

Mas, eles podem indicar outras enfermidades na glândula em questão.


Inchaços e caroços na tireoide são os principais indicativos de que a glândula não vai bem, mas dificilmente indicam câncer.

Na maioria das vezes, esses nódulos aparecem em virtude de infecções locais.

Outros sintomas, como dificuldade de respirar, rouquidão e tosse, provavelmente, têm ligação com órgãos como faringe, laringe e pulmões.

De qualquer forma, qualquer distúrbio que seja notado é um sinal de que um médico deve ser visitado, pois somente exames e acompanhamento clínico podem determinar diagnósticos com exatidão.

Além disso, tanto o câncer de tireoide como outros problemas que possam acometer a glândula, exigem um diagnóstico precoce para um tratamento mais eficiente. 

Tecnologia do Blogger.