Header Ads

Essa Lagarta se "transforma" em Cobra para se proteger

Esse tipo de disfarce biológico acontece em muitas espécies de lagartas, justamente por esse ser o estágio mais frágil da vida




Existem animais que possuem estratégias de sobrevivência impressionantes. Alguns se camuflam fingindo ser outro bicho para aparentar ser mais intimidador e perigoso.  É o caso da espécie de lagarta que finge ser uma cobra venenosa. Esta espécie vem sendo acompanhada por Frank Fleming, um grande produtor de Hollywood.


“Sempre me interessei pela natureza, desde muito jovem. Meu pai era caçador e pescador, mas sempre achei outros animais mais interessantes do que os que ele procurava”, disse Frank ao G1.



Frank Fleming, que capturou as imagens da lagarta presentes neste artigo, foi por muitos anos gerente de produção em grandes obras do cinema. Fleming marcou presença em clássicos como Duro de Matar 3 e Forrest Gump . Além disso, Fleming também é biólogo formado em Charleston, na Carolina do Sul.

Confira os registros no vídeo abaixo:



Aposentado, Fleming leva uma vida tranquila e vive cercada por acres de floresta tropical, na Costa Rica, próximo à fronteira com o Panamá.

Quando andava pela sua propriedade, Fleming se deparou com um animal curioso: uma lagarta que se disfarça e ganha a aparência de uma cobra.


“Primeiro a vi à noite, enquanto caminhava na selva. Voltei durante o dia com um tripé e uma câmera, mas foi muito difícil fazer o vídeo porque o vento soprava no galho e dificultava manter a lagarta no foco”



Entenda a estratégia de sobrevivência da lagarta

A lagarta é um estágio da vida de uma borboleta ou mariposa. Nesse caso, essa mestre da camuflagem está na forma imatura da espécie da mariposa Hemeroplanes ornatus. Esse tipo de disfarce biológico acontece em muitas espécies de lagartas, justamente por esse ser o estágio mais frágil da vida.


Imagem: Didier Descouens


Quando já evoluíram para borboletas ou mariposas, elas podem voar evitando predadores. Ainda quando lagartas, esta espécie parece com uma cobra trepadeira pequena que é predadora de lagartos.


À medida ela cresce, ela ganha uma aparência semelhante à víboras, que podem comer pássaros. Ou seja, a sua aparência assusta e afasta seus predadores naturais. 

Tecnologia do Blogger.